quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Progresso Urbano

Créditos: Andressa Baccarin



Em um lugar meio escondido em Santo Amaro, na Zona Sul, fica o meu bairro: A Vila das Belezas. Assim como o nome já diz, considero uma beleza mesmo, mas dessa vez no sentido de como o bairro cresceu e como acompanhamos essa evolução.

Quando compramos a casa, a rua não era asfaltada, não tinha sinalização e o mais engraçado de tudo isso é que tínhamos que rezar para não ter chuvas fortes, porque senão o rio que acompanha a Avenida Carlos Caldeira Filho transbordava e alagava tudo. Meus vizinhos contam que a melhor coisa que ja fizeram pela região, foi canalizar o rio, pois eles não aguentavam mais limpar suas casas depois que a chuva passava.

Agora muita coisa mudou. Temos mais segurança e no dia 20 de Outubro de 2002 foi inaugurada a linha Lilás do Metrô.

Essa linha vai da estação Capão Redondo até Largo Treze.

http://wikimapia.org/406054/

Quando falo com meus amigos sobre o metrô eles brincam comigo falando que essa linha não liga nada com nada, mas isso não é verdade, porque podemos fazer transferência com a CPTM gratuitamente todos os dias.

Há muitas pessoas boas e que ajudam a comunidade, assim como Dona Maria a pessoa que mora a mais tempo no bairro: 60 anos. Ela é muito conhecida por ajudar os necessitados e os animais que largam na porta da sua casa. Ela comenta ainda que faz isso de coração, porque sente muito orgulho do lugar em que passou a vida.

Realmente o meu bairro tem muitas coisas boas para compartilhar e muitas pessoas que eu conversei que gostaria de comentar, pois estiveram no lugar e na data das mudanças do meu bairro O lugar que eu nasci, cresci, brinquei muito na rua e andei de bicicleta.

Essa é a Vila das Belezas !!

Andressa M. Baccarin

A Lapa tem cidadãos

Um pouco sobre personalidades da Lapa

Bom, como eu havia citado em meu post anterior o alto índice de assaltos na Lapa resolvi contar para vocês o trabalho de uma pessoa que eu particularmente admiro muito que tira crianças da rua e evita que elas se tornem bandidos.

Vamos lá, a pessoa de que falo é o Padre Euclides que reza missas na igreja Cristo Jovem que por sua vez fica ao lado de dois colégios. Ele tem um carinho especial pela comunidade carente que freqüenta a igreja.

Vocês devem pensar que é alguma chatice de propaganda religiosa, mas na verdade não é. Ele além de ajudar os menos afortunados distribuindo roupas e alimentos doados, o padre também cuida de crianças cujas mães deixam lá na igreja para sair. É uma espécie de serviço de babá gratuito.

Padre Euclides nunca reclamou, muito pelo contrário, ele é uma pessoa tão pacífica e bondosa que não consegue negar favor algum para ninguém. Quando estava com pneumonia foi rezar missa em uma comunidade distante, dar comunhão a pessoas doentes, enfim se sacrifica pela comunidade.

São pessoas como ele que tem feito com que crianças com famílias desestruturadas ou atém mesmo sem não virem trombadinhas. Essa dedicação que muitas vezes é onerosa (ele não ganha dinheiro com isso, simplesmente ajuda), não tem preço para a sociedade.

Uma criança abandonada hoje é o ladrão de amanhã. Parabéns Padre Euclides pelo carinho, pela fé e por me fazer acreditar que se todos fizessem sua parte o mundo seria melhor.

Até a próxima!

Amanda Constantino