terça-feira, 9 de outubro de 2007

O bairro que eu moro

Grande São Paulo...Taboão da Serra, mais precisamente no Jardim Record é onde eu moro. Faz apenas três anos que vivo aqui, devo confessar que não gostava muito desse lugar, mas hoje já superei a mudança e vejo o Record de uma forma diferente.

De um tempo pra cá comecei a dar mais atenção a esse bairro e a observar o que ele tem para oferecer a população. Percebi então que esse é o lugar que a minha vida e a da minha família começou a mudar, onde as oportunidades começaram a aparecer e onde meu pai faz sucesso com seu comércio. Não é da minha vida que venho falar, mas devo coloca-lá como exemplo de prosperidade, da mesma forma que devo falar que muitas coisas tem que mudar por aqui.

Eu moro perto de uma área que foi invadida há poucos anos, um espaço grande que muitas famílias construiram suas casas e adotaram como lar. Não foi fácil se manterem nesse lugar, aconteceram muitas manifestações e ameaças de despejo, mas graças a força, coragem e esperança essas centenas de famílias conseguiram esse espaço. Eu defendo dessa forma, pois acredito que ninguém faz isso porque quer mas sim porque precisa e o governo deve dar mais atenção a essas pessoas e não apenas julgá-las como um bando de baderneiros, até porque gente que não presta e que faz baderna existe em todos os lugares até mesmo no governo.

No meu bairro também existe gente com boa iniciativa, é o caso do senhor José Luiz Zagati, de 54 anos, que embala o sonho de construir um Mini Cine para as crianças carentes do bairro. Ele já projeta os filmes todos os domingos na garagem de sua casa, mas, como a garagem é descoberta, todos os materiais estão se deteriorando. Um empresário já doou um pouco de material para a construção do Mini Cine, e seu José já começou a levantar as primeiras paredes, enquanto sonha com o fim da obra.

É isso aí, espero que tenham gostado e conhecido um pouco do bairro em que vivo, e você que mora ou conhece o Jardim Record e queira acrescentar algo é só comentar.

Thainara P. Santos

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Conheça um pouco mais do Jardim Ângela...

...zona sul de São Paulo, fica perto de Santo Amaro e do lado do Capão Redondo. Antigamente era assim que se falava a localização do bairro onde eu moro, mas depois que foi considerada pela ONU como a região mais violenta do mundo,o Jardim Ângela ficou mais conhecido. Agora e só falar que eu moro no Ângela.

Morar no Ângela hoje em dia é uma delícia, mas não foi sempre assim, como as pesquisas falam era um bairro muito perigoso.Eu admito nunca ter presenciado nenhuma violência, mas a lenda diz que nas madrugadas o bicho pegava e muita gente morria.

Felizmente as coisas mudaram, com a ajuda da comunidade, da polícia e da prefeitura municipal o Ângela combateu a violência,reduzindo o índice de criminalidade. Com isso tornou-se um exemplo de esperança, além de trazer conforto para os moradores e também ajudar no desenvolvimento do comércio na região.

Mesmo com todo esse desenvolvimento ainda existe um preconceito com os moradores, que são vistos com espanto quando sitam o bairro onde moram, trazendo até dificuldades para se conseguir um emprego. Talvez seja difícil entender que todo lugar é perigoso, mas um bairro não qualifica uma pessoa.

Juliana Lima